19 de fevereiro de 2013

Seria a Blogueira Cubana Yoani Sánchez um “mal necessário” para Cuba?



Começo a postagem de hoje, após reflexão e algumas pesquisas, com a pergunta sobre a “moleza” que a Blogueira Cubana Yoani Sánchez tem usufruindo nos últimos meses. Seria a Blogueira Cubana Yoani Sánchez um “mal necessário” para Cuba? Seria ela uma agente de desinformação do serviço cubano? Sendo agente, seria de forma consciente ou inconsciente?

O fato é que paralelamente com toda essa fuzarca com a chegada da Blogueira Cubana Yoani Sánchez, uma representante, digamos assim, da primeira linhagem da Geração Y (nome do seu blog, por sinal), recentemente têm ocorrido alguns fatos acarretando em algumas reflexões que julgo relevante compartilhar com vocês:

01) Volta de Hugo Chavez à Venezuela (http://goo.gl/baWB2)
02) Briga Interna no PT - Dilma já recebeu várias “chamadas” do Lula (http://goo.gl/etLdI)
03) Disseminar, por tabela, fomento dos EUA às “regalias” que ela possui (http://goo.gl/FGpEm e http://goo.gl/mDhns)
04) Montar imagem que Raul Castro é mais flexível que Fidel Castro (http://goo.gl/X7BqA e http://goo.gl/rpfUm)
05) Tirar foco da Mídia para assuntos mais relevantes enquanto tramita algo no governo
06) Abrir portas para o conteúdo “ameno” do seu livro
07) Fazer uso da “descaração desvairada”, “cara-de-pau absurda” para deixar o povo perplexo (http://goo.gl/0kfWU)

Preliminares

Primeiramente temos que “derrubar” o “mito” que Comunista é “burro”. Não... Eles não são. Infelizmente... Estou dizendo isso pois no Twitter @MoralBrasileira tenho visto muitos comentários em relação a isso e muitos (a maioria) deles de forma séria.

Em termos de estratégia e plano de ação eles tem dado um banho nos “opositores”. Inclusive aqui no blog eu publiquei como estão implantando o neocomunismo no Brasil.

Uma arma política bastante eficaz e muito bem trabalhada que os comunistas utilizam, desde o tempo da “finada” União Soviética, é o serviço de desinformação:

Veja também artigo - O ABC da Desinformação

Pois bem, é fato que não é impossível a gente não se perguntar sobre o porquê da blogueira cubana Yoani Sanchez, sendo “tão perigosa” ao regime, tenha conseguido sair da ilha para percorrer o mundo. Ok... O primeiro país é o Brasil, governado por um partido que se curva diante de Cuba e que tem militantes (esses sim burrinhos - rsrsrsrs) que vão trabalhar à favor do que Cuba deseja. Talvez desmoralizar a blogueira cubana.

Contudo, temos que ter em mente que o revolucionário (comunista está obviamente incluso) não pensa de forma linear (se a estratégia dá certo, é sucesso, se dá errado é insucesso). Eles pensam de forma que possa tirar proveito de todas as formas possíveis, e este está me parecendo um caso muitíssimo claro com a vinda da Yoani Sánchez ao Brasil.

Os mais céticos (também os mais experientes, vacinados e de grande credibilidade) como o Heitor de Paola que vez o artigo para o Mídia Sem Máscara denominado “Yoani Sánchez, a desinformatzia cubano-brasileira e a mídia idiota nacional” e a Graça Salgueiro (a brasileira mais competente no assunto) afirmam que os indícios de Yoanis Sánchez ser uma agente Cubana são muito fortes. Inclusive, há algum tempo, tivemos o “desmascaramento” da Ingrid Betancourt que passou muito tempo “raptada” pela FARC e o desfecho foi como foi.

Reflexão Ponto a Ponto

01) Volta de Hugo Chavez à Venezuela
A mídia internacional, sobretudo a brasileira, tem questionado bastante o fato de Hugo Chavez estar vivo para assumir seu cargo na Venezuela e dar continuidade no seu projeto bolivariano. Hugo Chavez estava “se tratando” onde mesmo? EM CUBA!

Com a volta ao mundo que Yoani Sánchez vai dar, os holofotes da mídia vão estar nela, já que ela carrega consigo a característica de ser uma dissidente do regime cubano e que pôs a boca no mundo criando um blog. Para fomentar ainda mais, a mídia brasileira solta a informação que a Yoanis Sánchez vai ser hostilizada e que tem um dossiê preparado e distribuído para militantes e estes vão fazer manifestações, causando espanto na população (que de fato aconteceu!). Espanto esse justificado pois é praticamente unânime que um “cidadão de bem” é contra o regime repressivo cubano.

Montada toda essa situação, Hugo Chavez volta à Venezuela, assume o posto sem muitos questionamentos (pelo menos da grande massa), valida seu posto de presidente e fica tranquilo para morrer (já deram pouco tempo de vida para ele) e deixar o cargo para seus sucessores.

02) Briga Interna no PT - Dilma já recebeu várias “chamadas” do Lula
Brigas internas em partidos “socialistas” é a coisa mais comum na história. Por sinal, quase todos os partidos de hoje no Brasil foram formados exatamente por essas desavenças internas. O mensalão tem causado esse “desconforto” para muitos petistas. Mas, o que tem chamado a atenção é a constância com que Lula tem falado que Dilma precisa colocar o plano do PT em prática.

Elabora-se essa “falcatrua” deixando o povo perplexo por o governo estar fomentando a perda da soberania nacional, desestabilizando o governo dando “pano pra manga” para realizar ações futuras (limpeza no ministério, arranho na imagem de Dilma, etc...)

Se em nada der, bom para eles também! Deixaram o povo perplexo, mas ele engoliu a “falcatrua”, permitindo que depois se faça uma um pouco maior (como implantar a investigação na internet, já que NA MESMA NOTÍCIA saiu que um membro do governo foi estudar sobre “ciber guerra” em Cuba).

03) Disseminar, por tabela, fomento dos EUA às “regalias” que ela possui
Porque a blogueira cubana Yoani Sanchez tem tantas regalias na ilha de Fidel? "Ela só pode ser uma agente da CIA, a serviço do governo norte americano!!"

Sim! Por tabela, a “falcatrua” também disseminou essa notícia e, quando se procura o nome da blogueira nos buscadores, um dos primeiros resultados é exatamente a Wikipedia que levanta essa suspeita na página que fala da blogueira cubana.

Vale ressaltar que nesse ponto (das regalias) é que também se levanta a questão se ela não é uma agente cubana. Várias das regalias que ela tem em Cuba (como internet 24h, notebook, etc) só são permitidos livremente para integrantes do partido ou governo.

04) Montar imagem que Raul Castro é mais flexível que Fidel Castro
Desde que assumiu em 2008, Raul Castro tem tentado passar uma imagem de mais flexível. Cuba, apesar de ser referência para alguns “adoradores dos regimes totalitários comunista”, em geral, na América Latina, não é muito bem vista devido a dureza do regime.

O Plano de Implantação do Socialismo na América Latina já está em prática há algum tempo e tenho a sensação que está cada vez mais próximo. Talvez por isso que tenham “liberado” somente agora a saída da blogueira cubana Yoani Sanchez de Cuba, amaciando o regime e fazendo o mundo pensar que Cuba não está mais tão dura como antes...

Vale ressaltar também que Cuba está precisando entrar no mercado mundial, depois de visto o “sucesso” da China depois que abriu o mercado. Como isso não pode ser feito da noite para o dia, já que fere muito os princípios de como o comunismo foi implantado em Cuba, isso pode ser feito gradativamente.

É neste quesito unido com as regalias que aparece a dúvida se a Yoani Sanchez está trabalhando de forma consciente ou inconsciente para o governo cubano. O governo cubano pode estar usando a blogueira de ambas as formas: fazendo vista grossa ou financiando. Vale ressaltar também que isso é coisa de tempo e não da noite para o dia.

05) Tirar foco da Mídia para assuntos mais relevantes enquanto tramita algo no governo
Esta é praticamente a função principal da mídia hoje em dia. Sabemos que tem VÁRIOS PROCESSOS cabulosos no congresso e no STF para serem “discutidos” e aprovados. Como esse ano não é “ano de copa” ou “ano de olimpíadas” e o povo, queira ou não, já está ficando vacinado em relação a alguns “programas” tirarem a atenção para o que tem acontecido no governo, espalhar notícias deste tipo para tirar o foco de discussão da população é algo perfeitamente possível e provável.

Muitos, inclusive militantes petistas, estão abismado com a hostilidade que estão realizando com a blogueira cubana Yoanis Sánchez. Isso fatalmente abre um debate e espaço para comentários. Sabemos também que isso não é um motivo perfeitamente forte para fazer os militantes se desgarrarem do partido, afinal: “Todo mundo erra, né? Política também se faz assim” (dizem por aí...).

06) Abrir portas para o conteúdo “ameno” do seu livro
A volta ao mundo da Yoani Sanchez tem como um dos objetivos lançar seu livro. Estar na mídia é publicidade “gratuita”, correto?

Confesso que não sei o teor do discurso do livro (nem do documentário que ela veio gravar no Brasil). Claramente ela é uma “apaixonada por Cuba”, então disseminar o conteúdo de que “Cuba não é tão mal assim” pode estar sim nos planos.

Mais uma brecha para pensar que ela estar à serviço de Cuba, só que nesse caso os indícios é de que está sendo patrocinada pelo governo. Como disse, isso é uma engenharia que requer tempo. Lança-se um blog, ela ganha notoriedade e prêmios, se faz de vítima do sistema ganhando credibilidade no que fala, depois ela dissemina um conteúdo de que “Cuba não é tudo isso que pitam”. Mensagem essa que seria espalhada por milhões de livros, em vários idiomas, espalhados pelo mundo!!

Teoria da Conspiração ou história de cinema? Não, meus caros! Não é a primeira vez na história que isso aconteceria e nem muito menos a última!

07) Fazer uso da “descaração desvairada”, “cara-de-pau absurda” para deixar o povo perplexo
Essa última já é autoexplicativa. A tática “pé na porta”, “boi de piranha”, dentre diversos outros nomes e derivados que pode ter.

Você propõe (ou faz) algo absurdo e, depois de rejeitado, sugere algo um pouco menos absurdo. Pode-se também fazer algo tão absurdo, mas tão absurdo, que as pessoas ficam perplexas e deixa passar uma série de coisas menos absurdas por já estar “amaciadas”.

Ex: Prepararam um dossiê para a blogueira cubana Yoani Sánchez, diretamente de Cuba, com a participação de um membro do governo que foi lá estudar “ciber guerra”.

O fato dele ter ido estudar não se sobressai sobre o absurdo de montar algo falso. Um fere a moral, o outro nem tanto. Depois de um tempo sai que o governo está investigando a população através da internet e a notícia não parece nova, afinal, um membro do governo há algum tempo foi fazer exatamente isso!!!

Conclusão

Bom... Não se trata de julgar e concluir sobre o caráter da blogueira Yoani Sánchez. Trata-se de ficar atento para o que pode estar por vir. Ela estar a serviço de Cuba de forma inconsciente ou consciente se torna irrelevante para o momento.

Mas, afinal, “Seria a Blogueira Cubana Yoani Sánchez um “mal necessário” para Cuba”?

Não somente a Cuba, mas para todo o movimento neocumunista que está sendo implantado na América Latina. Reparem que qualquer rumo que isso tomar, sempre eles vão poder tirar proveito de algo. SEMPRE!!

Já que vão tirar proveito, acho interessante também tirarmos proveito de alguns pontos, que é o que tenho feito. Alfinetar, espetar, dar tapa de pelica, desmoralizar e abrir os olhos de muitos que ainda não acordaram para o que está acontecendo. Está certo que a grande maioria não vai acordar somente com isso, mas pelo menos alguns a gente pode induzir ao despertar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário